Exército Brasileiro dispara seu primeiro míssil Spike LR2 e inicia os testes com a dupla de Centauro II no CAEx
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Tierra >
Testes

Exército Brasileiro dispara seu primeiro míssil Spike LR2 e inicia os testes com a dupla de Centauro II no CAEx

O Spike LR2 pode ser usado em combate diurno e noturno e em condições climáticas adversas
|

O Exército Brasileiro adquiriu o moderno sistema de Míssil Anticarro Spike LR2, que foi recentemente entregue pela Rafael Industries em Israel e transportado para o Brasil com o apoio da Força Aérea Brasileira empregando um jato KC-390 Millennium

Em Santa Maria, na região sul do Brasil, o Centro de Instrução de Blindados está realizando uma Capacitação Técnica de Operação e Manutenção do Míssil Spike, tendo em vista que junto ao sistema de armas Spike foram adquiridos quatro tipos de simuladores.

Snapshot 81O primeiro disparo de míssil Spike LR2 na história do Exército Brasileiro! Firma: EB

Essa capacitação de operadores permite o treinamento em ambiente virtual e no terreno, com disparo real. 

Na última quarta-feira (04/09), foi realizado uma série de tiro real no Campo de Instrução Barão de São Borja, o Saicã, em Rosário do Sul, tendo como alvo um carro de combate M-41 desativado, posicionado no terreno a quase 5 km de distância. 

Para realçar a performance do míssil, a condição climática era de chuva na região de Saicã.

M41 target spikeLR2 ebO M-41 externamente não aparenta danos, mas internamente ficou completamente destruído. Firma: EB

Rafael Spike LR2 

A característica polivalente do míssil israelense permite que seja utilizado contra uma grande variedade de alvos, com reduzido efeito colateral, seja a partir do solo, de viaturas, embarcações ou plataformas aéreas como helicópteros e/ou drones de ataque. 

O Spike LR2 pode ser empregado em combates diurnos, noturnos e em situações climáticas adversas. 

O míssil tem um alcance útil de 5,5 km e a cabeça de guerra é potente o suficiente para destruir veículos blindados, fortificações e helicópteros flagrados em voo pairado/lento a baixa altura.

Snapshot 83Foram lançados pelo menos dois mísseis utiliziando dois lançadores, o que permitiu formar as primeiras turmas de operadores do novo armamento. Firma: EB

Centauro 2 no CAEx

Os dois exemplares do 8x8 Centauro 2 recebidos pelo Exército Brasileiro já estão no Centro de Avaliações do Exército, no Rio de Janeiro, cumprindo um extensa agenda de exigentes testes funcionais iniciados em abril de 2023, na Itália.

O trabalho realizado pela equipe de avaliação composta por oficiais engenheiros militares de armamento e de automóveis, bem como por oficiais de Cavalaria, permite o levantamento da necessidade de adequações e adaptações na VBC Cav para sua configuração na versão contratada pelo Exército Brasileiro.

A atividade de avaliação, em um processo de obtenção, é imprescindível para comprovar que Sistemas de Materiais de Emprego Militar cumprem os Requisitos Técnicos e Operacionais estabelecidos pelo EB.

Nos testes realizados durante a semana, foi conferida a vedação do veículo contra a entrada de poeira nos compartimentos selados do motor, da suspensão e no interior do blindado.

WhatsApp Image 2024 09 04 at 22.28.21 (8)Nos testes de vedação contra poeira, verifica-se a proteção da suspensão, chassis e do compartimento destinado aos militares embarcados. Firma: EB

Também foi testada a capacidade do carro de rodar em estradas e desenvolver velocidade, e depois rodar em estradas de terra, comprovando sua robustez. 

É o chamado teste de durabilidade. Também foram realizadas diversas inspeções previstas nos veículos.

No início do mês de outubro, os dois 8x8 serão despachados para o Centro de Instrução de Blindados, em Santa Maria, onde a dupla será avaliada taticamente quanto ao emprego, incluindo aí o tiro real com o canhão de 120mm, arma inédita no Exército Brasileiro.

WhatsApp Image 2024 09 04 at 22.28.21 (11)O Centauro II do EB coberto de poeira roda pelas estradas internas do CAEx. Firma: EB



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto