Com a chegada prevista ao Brasil do primeiro exemplar do caça-tanques sobre rodas 8x8 CIO-Leonardo Centauro II no próximo dia 15 de agosto, após ser finalmente embarcado no dia 29 de julho em Hamburgo (Alemanha), o Estado-Maior do Exército Brasileiro (EME) anunciou planos para conduzir uma consulta pública/RFI durante o mês de agosto para dois outros grandes projetos na área de veículos blindados, a VBC CC (Viatura Carro de Combate), com planos para aquisição de 65 tanques de batalha principais (MBTs); e a VBC Fuz (Viatura de Fuzileiros), versando sobre 78 veículos de combate de infantaria (IFVs).
Após um impasse que durou semanas, finalmente o 1º Centauro 2 brasileiro foi embarcado em Hamburgo dia 29 de julho, devendo chegar ao Rio de janeiro no próximo dia 15 de agosto. Firma: CIO/Leonardo
Ambos os projetos fazem parte do Programa Estratégico das Forças Blindadas do Exército Brasileiro (Prg EE F Bld), com um custo total estimado superior a US$ 5,3 bilhões.
Programado para ser executado até 2040, o Prg EE F Bld visa revitalizar e ampliar as capacidades de produção de veículos blindados do Brasil.
O objetivo da consulta pública é pesquisar a disponibilidade e os preços de MBTs e IFVs nos mercados nacional e internacional ao mesmo tempo em que fortalece as capacidades de dissuasão do Brasil e traz novas capacidades para a sua Base Industrial e Tecnológica de Defesa.
O Programa Forças Blindadas envolve tanto a modernização de plataformas antigas como a compra de novas. Firma: EB
Opções no Mercado
De acordo com o conteúdo dos RO e RTLI, verifica-se que poucos veículos disponíveis no mercado atendem a combinação peso, armamento principal e proteção blindada sem qualquer tipo de restrição.
Dentre os veículos factíveis existentes no mercado, com alguma liberdade na interpretação dos RO e RTLI, entre os MBT´s destacam-se o Type 10, de origem japonesa, com peso inferior a 50 toneladas e os coreanos K1 e K2, com peso um pouco superior a 50 toneladas.
Entre os MMBT´s estão em evidência o chinês ZTQ-15 (NORINCO), o M10 Booker norte-americano (GDLS) e o Zarawar indiano (os três armados com canhão de 105mm).
Firma: Infodefensa
Firma: Infodefensa
Merece uma menção os veículos da família Kaplan. A empresa turca FNSS Savunma Sistemleri (Nurol Holding e BAE Systems) chegou a anunciar uma demonstração do seu veículo Kaplan-MT equipado com a torre Cockerill® 3105 no País, mas essa atividade acabou não acontecendo por problemas alfandegários.
Essa versão MMBT faria dupla com o IFV Kaplan 30, armado com um canhão de 30mm, na futura licitação para o Exército Brasileiro.
IFV Kaplan 30 e MMBT Kaplan-MT, da FNSS Savunma Sistemleri (Nurol Holding e BAE Systems). Firma: FNSS
Duas características destacadas (em vermelho) no quesito 5 "Resultados Pretendidos", a desejável comunalidade entre as plataformas VBC CC e VBC Fuz, e a possíbilidade de o Brasil pagar parte do investimento a ser feito nos novos blindados vendendo os seus usados, especialmente os Leopard 1A5 BR em boas condições operacionais, podem ser determinantes para o sucesso dessa futura licitação.
Firma: EB