O primeiro protótipo da viatura blindada de reconhecimento – média sobre rodas (VBR-MSR) 6X6 EE-9M Cascavel, denominada P01 pela Diretoria de Fabricação do Exército Brasileiro, fez a sua estréia não oficial durante evento realizado na Academia Militar das Agulhas Negras, no último dia nove de novembro.
Apresentando a integração de sensores termais para motorista e comandante/atirador da viatura, com a característica mudança na silhueta do veículo.
O P01 no pátio da AMAN. Firma via Paulo Bastos/T&D
O carro também recebeu especial atenção no chassis, reconstruído, e na torre, refeita, com relação ao armamento principal, e pronta para receber a integração de outros novos sistemas previstos, como futuro lançador de mísseis anticarro (2x).
Os demais sensores associados, disponíveis a partir do P02, só deverão ser apresentados em meados de 2024.
O P01 no pátio da AMAN. Firma via Paulo Bastos/T&D
A concorrência de modernização, vencida pelo consórcio Força Terrestre (Akaer, Opto e Universal), alinha o desenvolvimento de projeto, construção de dois (2) protótipos e de um lote piloto com sete (7) viaturas.
No total, e se forem executadas todas as opções contratuais, o Consórcio Força Terrestre poderá modernizar entre 98 veículos (mínimo) até um máximo de 201 viaturas elegíveis, das atuais 409 em carga no Exército Brasileiro.
A apresentação oficial do P01 está prevista para ocorrer no final de novembro corrente, nas instalações do Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP).
Cadetes da AMAN junto aos sensores permitem avaliar o seu tamanho e como modificam a silhueta do veículo. Firma: Paulo Bastos/T&D