Durante a visita da reportagem de Infodefensa.com a fábrica da Oto Melara/Leonardo em La Spezia, a torre Hitfact II foi apresentada em detalhes, já que naquelas instalações industriais ocorre a integração desse equipamento com a plataforma veicular 8x8 fabricada em Bolzano pela IDV.
Também foi possível conhecer em detalhes a nova torre Hitfact II, um upgrade para os MBT´s italianos onde a torre desse carro de combate passa a operar eletricamente em giro e elevação/estabilização da arma principal e recebe todos os sensores eletro-ópticos, miras estabilizadas para comandante e atirador e demais sistemas eletrônicos de proteção e comunicações utilizados pelo Centauro II 8x8.
A torre Hitfact II integrada ao MBT Aríete em 2018. (Imagem: Leonardo)
Atualizando plataformas
A torre Hitfact II foi demonstrada em La Spezia como uma opção segura de upgrade dos MBT´s brasileiros Leopard 1A5 BR.
O próprio MBT Aríete, usado na atualidade pelo Exército Italiano, é um projeto que teve como base inicial o veículo alemão, produzido em La Spezia as centenas durante a Guerra Fria.
Segundo os porta-vozes da Leonardo, a integração da HITFACT II a plataforma Leopard 1 é livre de problemas com relação ao anel do chassis, dessa forma evitando os contratempos relacionados a designs que oferecem um ponto de fraqueza na integração torre/plataforma, um espaço no anel da torre que precisa ser protegido com adição massiva de blindagem extra, desperdiçando assim qualquer ganho anterior na redução de peso obtida com a troca de torre, dentre outros problemas de integração. Esse “pescoço” é algo inaceitável se o objetivo é melhorar algo que já existe.
Detalhe do Projeto de Integração da Hitfact II ao chassis de Leopard 1 (Imagem: Leonardo)
Se o objeto de comparação for a torre Cockerill 3105, proposta durante a Eurosatory 2022 pela John Cockerill, a Hitfact é mais leve que as nove toneladas da torre original do Leopard 1A5, uma redução de quatro toneladas no peso que ainda entrega proteção balística Nível 4 (STANAG 4569) sem expor o crítico anel da torre ao fogo inimigo.
AHitfact II sem alterações na sua forma final, tal como se apresenta no Centauro II, já foi testada integrada ao MBT Aríete em 2018/2019, com excelentes resultados funcionais. Essa opção seria a mais indicada para uma modernização dos Leopard brasileiros, caso os requerimentos coloquem uma nova torre como equipamento mandatório.
Hitfact II
Na atualidade, a nova torre Hitfact II reúne a proteção blindada com o setup de sensores e miras estabilizadas, tecnologias de conectividade, sistemas defensivos e armamento principal do Centauro II, tornando o veículo compatível com os desafios do campo de batalha atuais e futuros.
Um bônus adicional, o veículo entregue ao Exército Italiano já está integrado ao sistema de gerenciamento do campo de batalha Siccona.
As capacidades da torre Hitfact II podem ser integradas ao Leopard 1A5 BR