Em fevereiro de 2015, como já foi anunciado Infodefensa.com, a Saab anunciou a seleção da AEL Sistemas (AEL) para fornecer o Wide Area Display (WAD), o Head-Up Display (HUD) e o Helmet Mounted Display (HMD) a serem usados no Gripen NG BR. No início de setembro, a empresa de Porto Alegre (RS), realizou a entrega dos protótipos “Modelo A” das unidades WAD e HUD. O novo programa será executado ao longo de quatro anos e incluirá o desenvolvimento, integração e produção realizadas pela AEL. Os trabalhos de integração dos sistemas na aeronave serão feitos pela Saab e pela Embraer Defesa e Segurança (EDS).
O WAD é um sistema de exibição de tela grande (19 x 8 polegadas), redundante e multiuso, em cores e de alta resolução, com apresentação contínua de imagem, capaz de receber entradas de teclas multifuncionais, touchscreen (toque de dedo) ou interfaces externas. É a principal fonte de todas as informações de voo e missão. O HUD (visor de cabeça erguida) fornece dados essenciais para o piloto sem que ele necessite curvar a cabeça para baixo e desviar sua atenção durante instantes críticos.
Já o capacete dotado de visor e mira (HMD) Targo permite que o piloto adquira na sua viseira dados e simbologia de alvos reais e virtuais (estes para treinamento), adicionando funcionalidades que aumentam a consciência situacional e a capacidade de julgamento e decisão. Os protótipos permitirão que a Saab antecipe as atividades de engenharia de software e sistemas, reduzindo assim o risco de integração na aeronave. Uma extensa campanha de testes em voo será realizada em Linköping, Suécia, contando com a parceria entre as duas empresas.
Imagens: Saab, AEL e Roberto Caiafa