Operação Formosa 2024 coloca lado a lado americanos e chineses no Planalto Central do Brasil
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada (Portugués) >
Exercício

Operação Formosa 2024 coloca lado a lado americanos e chineses no Planalto Central do Brasil

A Marinha do Brasil confirmou à Infodefensa que 54 soldados da Marinha dos EUA e 33 da Marinha da China estão participando da operação
PLA navy Marines Formosa 2024
Militares do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Exército de Libertação Popular da China operando em Formosa. Firma: China MoD
|

A tradicional demonstração anual da Operação Formosa, realizada no Campo de Instrução de Formosa (CIF), em Goiás, é um exercício integrado das Forças Armadas sob o comando geral da Marinha do Brasil e com massivo emprego do Corpo de Fuzileiros Navais

Em 2024, o treinamento recebeu, mais uma vez, a participação de militares dos Estados Unidos, e pela primeira vez, operacionalmente, militares da China, além de observadores de outros oito países.

A presença do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Exército de Libertação Popular da China no Brasil durante a "Operação Formosa",foi o marco do primeiro exercício militar conjunto com a presença simultânea de militares dos Estados Unidos e da China, algo que não acontecia desde 2016. 

China PLA marines formosa 2024O embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, conversa com tropas chinesas operando em Formosa. Firma: China MoD 

A Marinha do Brasil confirmou a Infodefensa que 54 militares da Marinha dos Estados Unidos e 33 da Marinha da China estão participando desta operação.  

O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, recebeu o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Luiz Henrique Pochyly da Costa, e o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, para assistirem a DEMO (Demostração Operacional).

O Corpo de Fuzileiros Navais e a Marinha do Brasil mais uma vez deixaram claro sua intenção de adicionar as capacidades ASTROS existentes o míssil antisuperfície MANSUP, que começará a ser produzido brevemente, como armamento para equipar baterias missílísticas orientadas para a defesa costeira.

53989086199 14cc462635 cO Comandante da Marinha do Brasil, Almirante Olsen, junto ao Astros: baterias costeiras com mísseis MANSUP, um desejo antigo do Corpo de Fuzleiros Navais. Firma: MB

O exercício, que segue até a próxima terça-feira (dia 17 de setembro), conta com a participação de 3 mil militares das Forças Armadas, aeronaves de ataque, veículos blindados de rodas e de esteiras, viaturas táticas 4x4, armamentos diversos como peças de artilharia, sistemas de comunicações satelitais e outros equipamentos. 

O emprego conjunto dessas tropas pelo Brasil assegura o preparo de uma força estratégica capaz de atuar no país e no exterior, se necessário.

Mulher Fuzileiro Naval

De forma inédita, a operação registrou a participação da primeira turma de mulheres soldados fuzileiros navais, além de observadores e tropas da África do Sul, Argentina, China, Estados Unidos, França, Itália, México, Nigéria, Paquistão e República do Congo.

53985491769 b3e816c1ab cA presença da mulher Fuzileiro Naval na Operação Formosa 2024. Firma: MB

O treinamento inclui o emprego conjunto de armas de apoio, manobras táticas, fogos de artilharia, operações aéreas e especiais. 

Entre os meios utilizados estão os veteranos carros de combate leve SK-105A2S com canhão de 105mm (em fase de desativação programada), diversos veículos blindados, com destaque para o novo JLTV 4x4, carros lagarta anfíbios (CLAnf) configurados no último padrão existente, aviões de ataque A-4 Skyhawk, helicópteros da Aviação Naval (destaque para o Esquadrão HU-2), as indispensáveis aeronaves remotamente pilotadas (ARP), obuseiros de artilharia Light Gun de 105mm e lançadores múltiplos de foguetes Astros, fabricados pela Avibras.

53987708889 8231ab904b cA tropa brasileira (CFN) e a tropa norte-americana (USMC) na tradicional foto da amizade. Firma: MB

O comandante da Divisão Anfíbia da Força de Fuzileiros da Esquadra, Contra-Almirante (FN) Cláudio Eduardo Silva Dias, destacou que a atividade em Formosa ocorre há 34 anos e possibilita a execução plena das capacidades das Forças Armadas brasileiras. “Este campo permite o emprego de munição real. Então, todos os nossos armamentos são utilizados com munições de diversos calibres, artilharia, morteiros e o foguete Astros”, afirmou.

Durante a demonstração operacional para as autoridades, lideradas pelo comandante da Marinha do Brasil, ocorreram atividades como a infiltração de paraquedistas através do Salto SLOP, e na parte de apoio ao combate e logística, visitas ao Hospital de Campanha dos Fuzileiros Navais, onde foram apresentadas capacidades modernas como uma Unidade Avançada de Trauma (UAT) com telemedicina, e o posto de descontaminação Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), apoiado por um laboratório móvel de detecção de agentes químicos recheado de equipamentos de alta tecnologia.

53987826760 f3da76d67e cO posto de descontaminação Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) em ação. Firma: MB



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto