Foguete de Decolagem para Veículo Hipersônico 14-X será desenvolvido pela Mac Jee
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Aire (Portugués) >
Projeto

Foguete de Decolagem para Veículo Hipersônico 14-X será desenvolvido pela Mac Jee

Essa conquista marca o início de uma nova era de inovação e crescimento para o setor aeroespacial brasileiro
Hipersonico macjee capa
|

A empresa estratégica de Defesa Mac Jee foi anunciada como vencedora do edital da Financiadora de Projetos (FINEP) para o desenvolvimento do projeto Foguete de Decolagem para Veículo Hipersônico, colocando a empresa na vanguarda da tecnologia aeroespacial brasileira. 

O projeto envolve o desenvolvimento de um veículo para acelerar a aeronave hipersônica 14-X, da Força Aérea Brasileira (FAB), até as condições ideais de voo de maneira segura e controlável. 

A MAC JEE, com sua expertise em engenharia e capacidades de fabricação, é fundamental para o sucesso do projeto, alinhado ao desenvolvimento de tecnologias críticas para o Programa Espacial Brasileiro, avançando a independência e soberania do Brasil no espaço. 

Esta conquista marca o início de uma nova era de inovação e crescimento para a indústria aeroespacial brasileira.

14X img1aO Glider Hipersônico 14-X. Firma: FAB

O Projeto Estratégico Orçamentário Propulsão Hipersônica 14-X (PropHiper), visa demonstrar, por meio de tecnologias autóctones, o voo hipersônico autônomo com propulsão aspirada. Para cumprir seu objetivo, o projeto foi dividido em quatro grandes metas, associadas, respectivamente, aos ensaios em voo dos demonstradores de tecnologia designados por 14-X S, 14-X SP, 14-X W e 14-X WP:

i) 14-X S: demonstração em voo balístico da combustão supersônica;

ii) 14-X SP: demonstração em voo balístico da propulsão hipersônica aspirada;

iii) 14-X W: demonstração em voo planado (sem propulsão) dos sistemas de guiamento, navegação e controle (GNC), associados ao emprego de materiais avançados, durante o voo hipersônico autônomo na estratosfera; e

iv) 14-X WP: demonstração em voo autônomo dos sistemas GNC com propulsão hipersônica aspirada ativa.

Os dois primeiros ensaios em voo referem-se à pesquisa básica e aplicada de um motor hipersônico aspirado, comumente conhecido pelo acrônimo em inglês SCRAMJET (Supersonic Combustion RAMJET), baseado na combustão supersônica de hidrogênio e ar atmosférico, daí sua classificação como aspirado. 

Enquanto o 14-X S tem como missão estabelecer as condições de partida (acionamento) do motor em voo, o 14-X SP visa demonstrar a produção de empuxo por meio da propulsão hipersônica aspirada. Em ambos os casos, as condições nominais de operação do motor são entre 30 e 40 km de altitude (voo estratosférico) e número de Mach entre 6 e 7. 

Para atingi-las, o motor scramjet foi ensaiado em voo balístico cativo a um veículo acelerador baseado no veículo suborbital nacional VSB-30.

Mac Jee

As duas metas subsequentes estão associadas ao emprego da propulsão hipersônica aspirada em voo autônomo de curta duração. Para tanto, o 14-X W tem a missão de demonstrar em voo a atuação efetiva dos subsistemas GNC e materiais avançados durante o voo planado (sem propulsão), além da própria sustentação do veículo, cujo princípio é baseado no aproveitamento das ondas de choque cônicas produzidas durante o voo hipersônico, daí a denominação de 14-X W, do inglês waverider

Por fim, o 14-X WP foi concebido para realizar o voo nivelado com propulsão hipersônica aspirada ativa com todos os sistemas e subsistemas integrados. No caso de ambos demonstradores, as condições nominais de operação são o voo estratosférico em Mach 10. 

Para atingi-las, os demonstradores utilizarão um veículo acelerador de maior capacidade, momento onde entraria o projeto atualmente a cargo da brasileira Mac Jee.

Machipersonic



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto