Mais um caça SAAB F-39 Gripen está a caminho de ser entregue a Força Aérea Brasileira (FAB) pelo navio MV “Heerengracht”, que partiu do porto sueco de Norrköping na manhã da última segunda-feira (2), com destino a Navegantes, em Santa Catarina.
Com um tempo de viagem estimada em três semanas, a previsão é que o navio chegue ao Brasil no dia 23 de setembro, cobrindo uma distância de quase 12 mil quilômetros.
Rumores sobre essa remessa começaram a circular no final de agosto, e monitorar o navio antes mesmo de sua partida tornou-se um hábito entre os os usuários de serviços de tráfego marítimo.
O MV “Heerengracht” deve chegar a Navegantes ao final do mês de setembro. Firma: Marine Traffic
O MV “Heerengracht” foi construído em 2009 e pertencente à Companhia de Navegação Spliethoff (bandeira holandesa).
O navio tem uma capacidade de carga quase 10 mil toneladas.
As características desse navio são semelhantes às embarcações que já fizeram entregas anteriores de caças Gripen brasileiros.
Embora ainda não tenha sido confirmada oficialmente a quantidade exata de caças a bordo, fontes consultadas por Infodefensa indicam que trata-se de um exemplar, com a matrícula FAB-4108.
Esta entrega representa a sexta remessa de caças F-39 Gripen e oito aeronaves estão em operação no Brasil, todas do modelo monoposto F-39E (um deles configurado como protótipo para testes), com um número significativo dessas aeronaves alocadas em Gavião Peixoto para testes e desenvolvimento no GDDN ou Centro de Projetos e Desenvovlvimento do Gripen (Gripen Design and Development Network).
O FAB 4102 já está voando no 1º GDA, em Anápolis. Firma: Roberto Caiafa
Além de expandir sua frota, O Brasil já está considerando adquirir um segundo lote de caças F-39, potencialmente garantindo até 14 unidades adicionais.
A negociação baseia-se em uma cláusula do contrato original de 2013, que permite um aumento no número de células a serem adquiridas sem a necessidade de um novo acordo entre Brasil e Suécia.
A discussão sobre a compra de um segundo modelo de caça para substituir a frota atual de jatos de ataque A-1M, que devem ser aposentados nem 2025, torna o planejamento estratégico de um segundo lote de Gripens e a escolha de uma aeronave para substituir os AMX ainda mais urgente.
O primeiro Gripen montado no Brasil deverá ser entregue em meados de 2025. Firma: SAAB