Polônia avalia adquirir o C-390 Millennium da Embraer para reequipar sua aviação de transporte
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Plataformas (Portugués) >
Indústria

Polônia avalia adquirir o C-390 Millennium da Embraer para reequipar sua aviação de transporte

O Ministério da Defesa da Polônia não negou nem declarou que está negociando com o fabricante brasileiro, mas deu fortes indícios de que a Embraer está na disputa
Brasil envia avião KC-390 à Polônia para repatriar cidadãos que fugiram da Ucrânia
|

A Polônia poderá se converter no próximo país membro da NATO/OTAN a adquirir o jato bimotor cargueiro militar KC-390 Millennium, fabricado pela Embraer, segundo observadores militares europeus e a mídia polonesa, repercurtindo declaração do ministério da defesa polonês sobre o processo de reequipamento da sua aviação de transporte.

O país, que tem sido o principal ponto de apoio na ajuda militar/humanitária para a Ucrânia desde a segunda invasão russa, iniciada em fevereiro de 2022, está com um amplo programa de rearmamento em curso, com aquisição de blindados, carros de combate, artilharia pesada e caças, fornecidos principalmente pela Coreia do Sul e pelos Estados Unidos.

C 390 Czech Air Force Orthogonal scaledO C-390 Millennium nas cores da República Tcheca, que adquiriu dois aviões. Firma: Embraer Defesa e Segurança

A guerra no país vizinho só fez esse processo acelerar, exceto no quesito transporte tático, ao menos até 2024. 

Hoje, a Polônia opera antigos aviões C-130E e C-130H Hércules, fabricados pela Lockheed, e outros cinco, usados (Ex-USAF), estão sendo negociados desde 2021, todos do modelo H, anterior ao atual em produção (C-130J Super Hércules). 

Esses antiquados Hércules não conseguem atender todas as demandas de transporte tático, de tropas e cargas da Polônia, e também não possuem capacidade REVO. 

Não é compreensível que um País estratégico para a NATO como a Polônia dependa de aviões usados, comprados dos estoques Excess Defense Articles (EDA) do Governo Norte-Americano.

Visita a Gavião Peixoto

Cerca de 40 jornalistas de todo o mundo, convidados pela Embraer, estiveram recentemente no Brasil para visitar as instalações da empresa em São José dos Campos, e de lá embarcarem na aeronave KC-390 Millennium para um voo até Gavião Peixoto, onde foi apresentada a linha de produção da aeronave organizada em quatro enormes hangares rechedos de alta tecnologia. 

Exatamente a mesma visita que Infodefensa participou, na versão "brasileira", alguns dias antes da agenda "internacional".

EMBRAER C 390 ASSEMBLY LINE (1)Nesta imagem recente de Gavião Peixoto, em primeiro plano pode-se ver parte do FAB 2859, sétimo KC-390 brasileiro. Firma: Embraer Defesa e Segurança

O jornalista polonês Marcin Walków esteve no grupo de jornalistas estrangeiros e presenciou em terra e no ar as capacidades da aeronave, compatível com o padrão OTAN, afirmando em reportagem após seu retorno 'A Polônia deve ser vista como um cliente em potencial do KC-390 Millennium".

O Ministério da Defesa polonês, por sua vez, não negou e nem afirmou que está negociando com a fabricante brasileira, mas deu fortes indícios de que a Embraer está no páreo: “estamos conduzindo uma análise multinível em várias formas” e disse que mais detalhes não podem ser informados por uma “cláusula de confidencialidade”.

Interessante observar que os poucos caças MIG-29 Fulcrum remanescentes da Força Aérea Polonesa, concentrados no 41º Esquadrão de Caças Táticos (41. ELT) sediado na Base Aérea de Malbork, usam sonda de reabastecimento em voo compatível com o equipamento disponível na versão reabastecedora da aeronave brasileira, dando inédita independência parcial para essa missão, já que os F-16 Viper poloneses usam sistema de reabastecimento por lança telescópica e receptáculo, e portanto, dependem de reabastecedores NATO compatíveis.

Snapshot 188Jornalistas retornam a São José dos Campos no KC-390 FAB 2852. Firma: Kurt Hofmann



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto