A Embraer e o Exército Brasileiro (EB) apresentaram no dia 10 de Dezembro, em evento na unidade Embraer Campinas, o radar Saber M200 Vigilante.
Fruto do desenvolvimento conjunto de radares para o Governo Brasileiro, o radar nacional da família Saber foi desenvolvido para atender às unidades de defesa antiaérea do país, com vistas também ao incremento do portfólio de produtos da Embraer e à exportação de sistemas de defesa integrados.
“Estamos orgulhosos em presenciar este evento, em conjunto com a Embraer. Ao longo de mais de 15 anos de trabalho conjunto, a sinergia entre Exército e Embraer permitiu alcançar a autonomia nacional no desenvolvimento da capacidade tecnológica dos agora radares digitais, com tecnologia phased array, que em breve ampliarão as capacidades da nossa tropa, mantendo a operação continuada com o apoio da nossa Base Industrial da Defesa (BID)”, disse o General de Exército Guido Amin Naves, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército.
O novo radar terrestre nacional terá como finalidade o atendimento das necessidades das Forças Armadas Brasileiras nas suas missões de vigilância de baixa altura destinadas à defesa antiaérea.
Desenvolvido no Brasil pela Embraer e pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx), organização militar integrante do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx), o radar SABER M200 VIGILANTE tem como objetivo principal mobiliar as Unidades de Artilharia Antiaérea da Força Terrestre, embarcando as mais atualizadas tecnologias de radares, disponíveis em poucos países.
Jackson Schneider e o General Paulo Sérgio, comandante do EB, ao fundo o radar Saber M200 Vigilante (Imagem: EDS)
"Celebramos neste evento uma importante etapa na colaboração com o Exército Brasileiro. Para a apresentação do primeiro radar Saber M200 Vigilante , vários desafios tecnológicos foram superados em conjunto com o Exército ao longo de seu desenvolvimento, valendo-nos das capacidades de engenharia e de processos de gestão de projetos complexos da Embraer. A adoção do radar e o início de operação pela Força Terrestre será fundamental para validação e endosso da solução visando futuras exportações”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança.
Família de radares nacionais
Esse novo desenvolvimento passará a integrar a família de radares nacionais, que já conta com o radar Saber M60, destinado à busca de alvos aéreos e que atua integrado a um Centro de Operações Antiaéreas, e o radar Sentir M20, destinado ao monitoramento de alvos terrestres e em uso no Sistema de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron).
Além disso, a família de radares nacionais em breve contará também com um novo resultado de pesquisa e desenvolvimento, o radar Saber M200 Multimissão, maior, mais pesado, com maior alcance e capacidade de processamento de alvos, destinado a integrar Sistemas de Defesa Antiaérea de Média Altura apresentando alcance de deteção/aquisição AESA phased array na faixa de 400km/500km.
O primeiro protótipo funcional cabeça de série para produção do M200 Muktimissão deverá ser apresentado publicamente no primeiro semestre de 2023.
Tais esforços do Exército Brasileiro e da Embraer para essa família de radares, uma parceria que completa 15 anos em 2021, conta com o apoio da BID e de órgãos de fomento, destacando-se as contribuições da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Banco Nacional de desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).