(Infodefensa.com) São Paulo – Durante encontro realizado na última semana em Salvador (BA), os doze países membros da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) conseguiram entrar em consenso e definiram em um documento os requisitos técnicos do sistema VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) regional da América do Sul.
Entre as funções acordadas para o sistema VANT, ficou estabelecido que os sensores e toda a parte eletrônica deverão ser resistentes a mudanças bruscas de temperatura e umidade. Os países sul-americanos estabeleceram ainda que o VANT Unasul terá um sistema de controle em solo tão flexível que possibilitará a realização de voos de longa distância, passando o controle de uma estação de solo para outra sem a necessidade de interromper a missão quando sair do limite de alcance do sinal.
O documento, além da autonomia para que todos os países possam operar o sistema, também estipula os desempenhos mínimos que serão exigidos da “ofertante” – expressão utilizada para se referir às indústrias ou consórcio de empresas que serão fornecedores. Em desenvolvimento no âmbito do Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS), o VANT Unasul tem como principal objetivo a cooperação com os países do bloco e o consequentemente fortalecimento da Base Industrial de Defesa da América do Sul.