A participação brasileira na IDEX 2025, realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, chegou ao fim nesta sexta-feira (21), com um balanço positivo para as empresas da Base Industrial de Defesa e Segurança.
Ao longo dos cinco dias de evento, o Espaço Brasil, coordenado pela ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), apresentou as soluções de 11 empresas nacionais e consolidou oportunidades estratégicas no mercado internacional.
A feira, uma das mais importantes do setor de Defesa no mundo, foi o palco para reuniões de alto nível, reforçando a presença da indústria brasileira no cenário mundial.
Nos primeiros dias da feira, o estande nacional recebeu autoridades, entre elas o Secretário do Ministério de Produção de Defesa do Paquistão, Tenente-General Chiragh Haider, acompanhado por uma delegação de empresários paquistaneses.
O oficial se reuniu com o Secretário de Produtos de Defesa (SEPROD), Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, para discutir as particularidades de cada país no setor de defesa e explorar oportunidades de cooperação e negócios entre as indústrias brasileira e paquistanesa.
Além disso, a Embaixada Brasileira nos Emirados Árabes Unidos promoveu um encontro de negócios que conectou representantes do setor público e privado, ampliando as possibilidades de cooperação.
Uma delegação da ApexBrasil prestigiou o evento. Liderada pelo Diretor de Gestão Corporativa, Antônio Floriano Pereira Pesaro, a comitiva percorreu a área brasileira e conheceu de perto as soluções apresentadas pelas empresas.
Durante a visita, o General Ricardo Rodrigues Canhaci, Vice-Presidente da ABIMDE, contextualizou a importância do apoio da ApexBrasil ao setor de Defesa e Segurança, destacando o impacto do convênio entre as instituições para a ampliação das oportunidades no mercado internacional.
Ao longo do evento, o interesse comercial por produtos e serviços brasileiros se intensificou. Segundo o Diretor de Projetos da ABIMDE, Coronel Antonio Ribeiro, o fluxo de representantes comerciais em busca de parcerias superou as expectativas.
“Os dois últimos dias vieram confirmar a procura de representantes comerciais em busca de parceria com empresas brasileiras. Todas elas saíram satisfeitas e confiantes em concretizar oportunidades de negócios geradas na feira,” afirmou.
O sucesso da participação nacional foi resultado do trabalho conjunto entre ApexBrasil e Embaixada Brasileira, que atuaram diretamente para proporcionar o suporte institucional e conectar as empresas aos mercados estratégicos do Oriente Médio e da Ásia.
“Esse resultado positivo foi possível graças à atuação decisiva de dois grandes agentes. Primeiro, a ApexBrasil, com todo o apoio financeiro para a consecução do Espaço Brasil, e o apoio da Embaixada Brasileira, que ativamente, antes e durante a feira, buscou aproximar contatos comerciais dos Emirados com as nossas empresas brasileiras. Essa iniciativa foi muito proveitosa, válida e alvo de referências positivas pelos nossos expositores.”
Safety Wall faz sua estreia na IDEX
A Safety Wall fez sua estreia na IDEX 2025 como parte do Espaço Brasil, uma experiência que marcou a inserção da empresa no cenário internacional. Para seu representante Welber Barral, a grandiosidade do evento e a diversidade de expositores superaram qualquer referência anterior.
“Realmente, o tamanho da feira, a diversidade, o número de países e de produtos é algo que eu não tinha visto ainda. Se compararmos com as feiras da América Latina, a oferta aqui é de cinco a dez vezes maior,” comentou.
Além da visibilidade proporcionada pelo espaço brasileiro, a participação possibilitou interações estratégicas tanto com potenciais clientes quanto com fornecedores estrangeiros, ampliando a visão da empresa sobre o mercado global.
“A oportunidade não foi apenas para gerar novos negócios, mas também para entender melhor o setor, acompanhar de perto os concorrentes e analisar inovações que ainda não exploramos no Brasil. A feira é um instrumento fundamental para aprimorar cada um dos produtos que fabricamos.”
Barral destacou ainda a organização da participação brasileira na feira, ressaltando o trabalho da ABIMDE e da ApexBrasil na estruturação do espaço e na promoção do setor nacional.
A presença conjunta das empresas fortaleceu a imagem da indústria brasileira de Defesa e Segurança, evidenciando a competitividade e a capacidade tecnológica do país.
Ministério da Defesa
O Ministério da Defesa, por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod), participou da 17ª Exposição e Conferência Internacional de Defesa (IDEX 2025) e da 8ª edição da Exposição de Defesa Naval e Segurança Marítima (NAVDEX 2025), realizadas em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, de 16 a 20 de fevereiro.
O país contou com o "Pavilhão Brasil", com a presença de onze empresas, além de estandes independentes, da Base Industrial de Defesa (BID). A participação nos eventos objetiva fortalecer os laços bilaterais entre o Brasil e os EAU, contribuindo para o desenvolvimento de uma cooperação mais estreita nos setores de defesa e segurança.
Durante a feira, a comitiva da Seprod visitou estandes, assistiu às demonstrações operacionais e participou de reuniões.
Os benefícios dessa participação incluíram a prospecção de novos negócios e a identificação de oportunidades para parcerias com empresas e forças armadas dos EAU e de outros países da região.
Para o Secretário de Produtos de Defesa, Heraldo Luiz Rodrigues, o evento foi uma oportunidade de acompanhar as tendências do mercado e analisar as últimas tecnologias e soluções apresentadas, o que pode identificar oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos e serviços. “Além disso, a presença brasileira buscou divulgar a capacidade tecnológica e produtiva da indústria de defesa nacional, fortalecendo a imagem do Brasil como um parceiro confiável no setor”, afirmou.