Já estão no Brasil oito exemplares do blindado 4x4 Scorpion APC fabricados pelo Streit Group, dos Emirados Árabes Unidos, e que serão entregues ao Departamento de Polícia Federal brasileiro em breve.
Resultado de investimentos governamentais anunciados em 2019, a compra dos Scorpion APC 4x4 eleva a frota da Policia Federal a um novo patamar em termos de proteção, mobilidade e poder de fogo.
Identificados com o brasão da Polícia Federal e numerados de PF-1 a PF-8 na rampa traseira e nas portas de acesso da tripulação, os oito carros foram pintados em tons de cinza/canhamo de baixa visibilidade.
O nível de proteção requerido pelos Scorpion APC da Polícia Federal fica evidente nas imagens. Foto: DPF
No vídeo que está circulando nas redes sociais, é possível observar detalhes da configuração desses blindados, flagrados anteriormente durante seus testes nas instalações do Streit Group nos EAU.
O exemplar mais próximo do autor das imagens está equipado com torre manual protegida do tipo Platt, capaz de receber metralhadoras médias calibres 7,62mm e 12,7mm.
Além da blindagem transparente, chapas metálicas aumentam o nível de proteção, comprovando que a Polícia Federal pretende usar esses blindados em intervenções de impacto, indicando que o COT-DPF deverá ser a sub-unidade responsável por receber e operar esses veículos.
Os Scorpion APC da Polícia Federal foram exaustivamente testados nos EAU antes do envio para o Brasil. Foto: Streit Group
A cronologia dos vídeos já conhecidos dos Scorpions da PF, quando estavam sendo testados nos EAU, indicam que a chegada deles no Brasil é algo recente, questão de alguns dias.
Não há uma referência a datas no video dos Scorpions, mas é confirmado que o porto de chegada dos blindados é Itajaí/Navegantes, em Santa Catarina.
Com tração 4×4, motorização turbo diesel intercooler e chassis elevado protegido por blindagem, o Scorpion apresenta desenho que o torna resistente contra emboscadas com explosivos improvisados (IED).
Esse veículo foi projetado para uma rápida resposta de equipes táticas, sendo uma das suas vantagens a sua versatilidade de configuração e grande mobilidade no terreno.
Com rampa traseira de embarque desembarque, o Scorpion APC vai transportar equipes do COT em ações de alto risco. Foto: Streit Group