Até o fim de 2022, as cinco unidades operacionais da Polícia Militar do Rio de Janeiro estarão atuando com um novo tipo de armamento adquirido em Israel, o fuzil de batalha IWI Arad.
Essa unidades são o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), o Batalhão de Ações com Cães (BAC), o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), o Grupamento Tático de Motociclistas (GTM) e o Grupamento Aeromóvel (GAM)
O comando da Corporação carioca adquiriu 600 fuzis Arad calibre 5,56 da empresa IWI, sediada em Israel. Mais leve, mais compacto e com mira holográfica, o novo armamento passa a oferecer maior efetividade nas missões de patrulhamento e, sobretudo, nas operações em áreas urbanas conflagradas, típicas da cidade do Rio de Janeiro.
Militar do BOPE tem o primeiro contato com o IWI Arad. Foto: PMERJ
Fuzil de Batalha Modular e Confiável
O IWI ARAD Assault Rifle foi projetado para uso de infantaria, unidades especiais e unidades policiais operacionais, sendo especialmente destinado a todos os tipos de cenários de combate onde a capacidade de mudar os calibres de 5,56X45mm para 300 BLK se faça necessária.
O IWI ARAD está equipado com um trilho picatinny para permitir o uso de uma variedade de óticas e outros acessórios. O trilho picatinny é parte integrante do receptor superior do rifle, todo flat top.
Além disso, o fuzil possui trilhos M-LOK nas posições de 3, 6 e 9 horas ao longo do protetor de mão. A arma inclui uma coronha telescópica que permite aos usuários ajustar o comprimento individualmente para suas necessidades específicas.
A estrutura modular do armamento permite ao usuário desmontar e substituir facilmente o cano. A arma é totalmente ambidestra com controles em ambos os lados do rifle.
O fuzil IWI ARAD é uma arma operada por pistão a gás de curso curto, com um regulador de três posições que permite operação constante em todas as condições ambientais.
O secretário estadual de Polícia Militar do Rio de Janeiro , coronel Luiz Henrique Marinho Pires, conhecendo o IWI Arad. Foto: PMERJ