No dia 21 de novembro de 2024, a primeira Lancha de Operações Ribeirinhas “São Félix do Araguaia” (LOpRib - SFA) de amostragem foi entregue no Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), na cidade de Manaus (AM).
A embarcação representa a primeira entrega do Termo de Execução Descentralizada (TED) estabelecido pela Diretoria de Fabricação (DF) do Exército Brasileiro em parceria com o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), para obtenção de 4 LOpRib-SFA.
Estima-se que, após a implementação das modificações/melhorias obtidas durante os testes, sejam encomendadas 200 dessas embarcações. Firma: EB
A amostra será testada operacionalmente pelo Comando Militar da Amazônia (CMA), num processo de experimentação doutrinária, com o fito de confirmar os requisitos finais desejados pelo EB, bem como oportunidades de melhoria.
O TED em pauta visa promover os meios necessários para o aprimoramento das capacidades operacionais do Exército em ambientes fluviais, garantindo a proteção das fronteiras e a segurança da população brasileira nessas regiões.
Estima-se que, após a implementação das modificações/melhorias obtidas durante os testes, sejam encomendadas 200 dessas embarcações para ampliar a capacidade de combate em operações ribeirinhas do Exército Brasileiro na Amazônia.
Assalto Anfíbio Fluvial, típica missão de combate no ambiente amazônico, onde os cursos dágua são as estradas. Firma: EB