Bradar vende seu radar Sabre M60 para a Mauritânia
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Empresas (Portugués) >

Bradar vende seu radar Sabre M60 para a Mauritânia

De curto alcance e baixa altura, o SABER M60 detecta alvos a até 60 km de distância.
|

A primeira venda de exportação do radar brasileiro Saber M60, produzido pela Bradar, uma subsidiária da Embraer Defesa e Segurança, deverá contemplar um contrato com o Governo da Mauritânia, segundo informaram fontes de Infodefensa próximas as negociações.

Ainda não se sabe quantos exemplares do sensor serão adquiridos ou qual será o operador deste equipamento, mas tudo indica que a Força Aérea Islâmica da Mauritânia deverá ser a usuária do(s) radar(es).

O Saber M60 (Sensor de Acompanhamento de Alvos Aéreos Baseado na Emissão de Radiofrequência) destina-se a integrar um sistema de defesa antiaérea de baixa altura voltado a proteção de infraestruturas críticas como indústrias, usinas e instalações governamentais.

Utilizado com sucesso pelas Forças Armadas brasileiras desde 2012, o Saber M60, além de multiplicar a capacidade ofensiva dos sistemas de armas baseados em mísseis solo-ar e canhões antiaéreos, permite rastrear alvos aéreos em um raio de 60 quilômetros.

Esse sensor possui concepção modular, visando facilitar sua operação, manutenção e transportabilidade.

O sistema pode ser acondicionado em 06 (seis) cases de alta resistência (pesando menos de 900 kg) que fornecem proteção quando do transporte em viaturas, aeronaves e outros meios.

A antena do radar, módulo de controle RF e sapatas ficam na caixa nº 1; quadripé e os cabos externos na caixa nº 2; o pedestal na caixa nº 3; a fonte de alimentação e a caixa de baterias na caixa nº 4; o S60 (IFF), a luneta e a UV na caixa nº 5; cintas de unitização, extensões de rede elétrica AC e os e os cabos adaptadores na caixa nº 6.

Também acompanham o radar uma sacola contendo rede para helitransporte e cinta de içamento; - uma maleta de ferramentas para 1º escalão; - uma maleta de ferramenta para 2º escalão; - conjunto de cones para sinalização.

Um cliente satisfeito retorna

A Mauritânia é um tradicional cliente da Embraer, tendo adquirido tanto aeronaves militares de treinamento e ataque A-29 Super Tucano, a partir de 2012, quanto jatos comerciais civis ERJ-175, a partir de 2018.

Anteriormente, a Força Aérea Islâmica da Mauritânia recebeu e operou quatro EMB-312Fs (ex-franceses), equipados com cabides de armamento nas asas aptos para transportar pods de metralhadoras ou canhões, foguetes e bombas.

Esses aviões também foram equipados com novos rádios.

O tipo foi baseado em Atar (Ecole Militaire Inter Armes ou EMIA), no noroeste do país, ali atuando em missões de ataque e contra-insurgência, cooperando com as nações vizinhas em questões de segurança de fronteira e combate contra ações terroristas, e formando novos pilotos.

Esse papel foi assumido posteriormente pela nova frota de aviões A-29 Super Tucano, os dois aparelhos entregues inicialmente recebendo recentemente o reforço de mais dois exemplares novos de fábrica, encomendados em 2019.

Imagens: Roberto Caiafa / Embraer



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto