O Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT)-Esquadrão Zeus realizou a primeira missão de Reabastecimento em Voo (REVO) noturno da aeronave KC-390 Millennium. Na missão, realizada na segunda-feira (26/06), no Rio de Janeiro (RJ), o KC-390 Millennium decolou da Base Aérea do Galeão (BAGL), às 21h, e transferiu um total de 3.000 libras de combustível para os caças F5-M, do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1°Gavca), sediado na Base Aérea de Santa Cruz (BASC).
Contato! Combustível vai começar a fluir do KC-390 para o F-5EM. Foto: FAB
O fato representou um significativo avanço nas possibilidades de emprego e de desenvolvimento de doutrina do cargueiro multimissão. Segundo o comandante do 1º GTT, tenente-coronel aviador Bruno Américo Pereira, o objetivo do treinamento foi incorporar mais uma capacidade da aeronave, capaz de atuar em missões complexas a qualquer hora do dia ou da noite. “A missão representou um salto doutrinário e operacional importante para a Força Aérea Brasileira (FAB), pois ampliará ainda mais as possibilidades de emprego desse vetor”, declarou o Oficial.
Conforme o comandante da Base Aérea de Anápolis (BAAN), coronel aviador Renato Leal Leite, a capacidade de realizar missões REVO noturno traz uma nova dimensão operacional aos operadores do KC-390 Millennium. "A incorporação e a consolidação dessa capacidade representam um grande avanço para as Forças Armadas brasileiras, que, agora, têm à disposição uma nova aeronave de transporte capaz de operar, efetivamente, em qualquer hora do dia ou da noite, em missões de reabastecimento em voo, permitindo que a FAB potencialize sua capacidade estratégica”, finalizou.
Elemento de caças F-5EM Tiger II em contato REVO Diurno com um KC-390. Foto: FAB
Reabastecimento em voo
O REVO é o processo de transferir combustível de uma aeronave para outra durante o voo e permite que a aeronave recebedora permaneça em missão por mais tempo, estendendo sua autonomia e alcance. O KC-390 consegue transferir até 25 toneladas de combustível para outras aeronaves, com uma razão mínima de, aproximadamente, 800 litros por minuto.
O reabastecimento em voo com NVG apresenta uma coloração esverdeada de alto contraste. Foto: FAB