Naval Group entrega torpedos pesados F21 a Marinha do Brasil
EDICIÓN
| INFODRON | INFOESPACIAL | MUNDOMILITAR | TV
Armada (Portugués) >

Naval Group entrega torpedos pesados F21 a Marinha do Brasil

O torpedo F21 é o único do tipo pesado em desenvolvimento na atualidade.
|

O anúncio da entrega ocorreu durante a apresentação dos ganhos anuais da empresa, em uma conferência de imprensa realizada em 21 de fevereiro de 2020.

Um lote inicial de seis torpedos F21 foi entregue à Marine Nationale (França), cliente lançadora do programa, em novembro de 2019.

Outro lote de torpedos F21 foi entregue à Marinha do Brasil em janeiro deste ano. O número exato de torpedos não foi divulgado.

A Marinha do Brasil é o primeiro cliente de exportação do F21, que será instalado a bordo dos novos submarinos da classe Riachuelo.

Essa entrega comprova a seriedade na execução de contratos de defesa internacionais por parte das empresas francesas, em que pese recentes declarações do presidente Emmanuel Macron sobre a "internacionalização" da Amazônia Brasileira, o que gerou diversos questionamentos sobre a continuidade da parceria estratégica Brasil x França na mídia brasileira.

Como se pode verificar pelas entregas realizadas, dentro dos prazos acordados, as empresas francesas não foram afetadas pelas falas inconsequentes do mandatário francês e estão a fazer a sua parte de forma profissional e correta.

De acordo com o Naval Group, o F21 apresenta desempenhos excepcionais, cumprindo rigorosos requisitos da Marine Nationale como modo autoguiado avançado, capacidade de águas rasas e confinadas, resistência a contramedidas de última geração e conformidade com as normas de segurança de submarinos nucleares.

Graças à sua inteligência, alcance e poder de fogo, oferece aos seus usuários uma vantagem tática incomparável, aumentando o espectro de cenários operacionais.

Um torpedo pesado eficaz

O F21 tem um diâmetro padrão da OTAN (533 mm), um comprimento de seis metros e pesa 1.550 kg.

Tem uma velocidade superior a 50 nós e um alcance de mais de 50 km (27 milhas náuticas).

Sua profundidade de ataque operacional é compreendida entre -33 pés (10 m) e +1.630 pés (500 m).

O torpedo é guiado inicialmente por fio e, em seguida, usa retorno acústico.

Seu motor elétrico é acionado por uma bateria de óxido de prata de alumínio (AgO-Al).

O back-end do torpedo é fornecido pela Atlas Elektronik (e provém do SeaHake mod4), permitindo aos engenheiros franceses da DGA e do Naval Group concentrarem totalmente seu tempo e orçamento durante a fase de pesquisa e desenvolvimento na inteligência, orientação e recursos de rastreamento do novo torpedo pesado.

F21 para a França

Na Marine Nationale, o F21 está programado para substituir o envelhecido F17.

O F21 será instalado a bordo da frota SSBN da classe Le Triomphant.

Também será integrado ao novo SSN Barracuda (classe Suffren) e mais adiante, a futura frota SSBN conhecida como “SNLE 3G”. Vários SSNs atuais da classe Rubis receberão o novo torpedo, já que pelo menos um submarino da classe foi usado para realizar testes de validação e qualificação do F21 nos últimos anos.

O requisito inicial da Marinha Francesa é para 93 torpedos pesados F21, que serão conhecidos como “Artémis” na Marine Nationale.

F21 para a Grécia e a Índia?

O Naval Group também procura fornecer seu torpedo pesado F21 para a Marinha Helênica (Grécia), que precisa equipar sua frota de quatro submarinos Tipo 214 e um Tipo 209.

A necessidade é de torpedos pesados ​​de 36×21 polegadas (533 mm) para substituir os antigos SUT Mod0 e SST-4.

Um concurso internacional deve ser lançado pelo MOD grego este ano.

Também existe um requisito de torpedo pesado na Índia, para os seis submarinos da marinha indiana da classe Scorpene.

O Ministério da Defesa da Índia emitiu uma licitação em junho de 2019 para a aquisição de cerca de 100 torpedos pesados.

Imagens: Roberto Caiafa, Naval Group, Marine Nationale



Los comentarios deberán atenerse a las normas de participación. Su incumplimiento podrá ser motivo de expulsión.

Recomendamos


Lo más visto